O que faz um designer de interiores?
O designer de interiores planeja e projeta os mais diferentes espaços internos residenciais, comerciais e institucionais, distribuindo os elementos pensando na estética, conforto, saúde e segurança dos usuários — e, é claro, na funcionalidade do local. Esses elementos incluem peças de mobília, objetos decorativos e até cores das paredes e revestimento do piso. Quando se fala sobre o que faz um designer de interiores, é preciso entender que o trabalho é abrangente. Esse profissional não pode apenas colocar as peças dentro de um espaço de modo que elas caibam. Ele precisa pensar nos gostos pessoais de quem frequenta aquele local, além de considerar a harmonia entre os objetos. Deve também otimizar o espaço, especialmente em construções mais modernas, que tendem a ser menores. Segundo a lei que regulamenta o que faz um designer de interiores, as principais atividades realizadas por esse profissional são: estudo, planejamento e projeto de ambientes internos, seguindo os objetivos e necessidades do cliente ou do usuário e otimizando para gerar conforto, estética, segurança e saúde conforme as normas técnicas do ramo; planejamento de ambientes externos permanentes ou temporários, atendendo as exigências legais e regulamentos de segurança contra incêndio, meio ambiente e saúde; seleção e indicação precisa de cores, revestimentos e acabamentos que serão usados no projeto; criação, desenho e design de mobília e outros objetos decorativos e de ambientação; prestação de consultoria técnica em Design de Interiores.
análise de proposta de trabalho;
conceituação de projeto;
elaboração de estudos preliminares, de anteprojetos e de projetos executivos;
execução de projetos;
acompanhamento da execução da obra;
pesquisa de produtos, materiais e equipamentos;
promoção do consumo.
Em cada uma dessas atribuições, o profissional executa uma série de ações. Um bom exemplo são as entrevistas com o cliente, a avaliação do orçamento, a definição de formas, texturas e cores, o desenvolvimento de cronograma, a seleção de fornecedores e as outras ações previstas na regulamentação da profissão.
Na maioria das vezes, o designer de interiores não trabalha na parte externa dos ambientes. Porém, ele tem boas noções de paisagismo, então pode empreender nesse tipo de projeto, se assim desejar.
É importante não confundir designer com decorador. Embora a decoração faça parte do cotidiano do designer, ele não se limita a ela.
Apesar de um ambiente pequeno ser mais acolhedor, intimista e muito procurado hoje em dia, não é uma tarefa tão simples assim planejar a decoração de um espaço com metragens reduzidas. o conselho é que tudo seja muito bem planejado para que o ambiente não fique poluído e de difícil circulação.
Para auxiliar nesta tarefa, listamos 5 dicas úteis para aproveitar todo o potencial de cada pequeno espaço do seu lar. Confira!
1. Respeite os espaços de circulação dos cômodos
Antes de pensar na decoração das áreas, lembre-se de garantir espaço de circulação pelo local. Isso facilita o uso do cômodo e evita que o espaço fique comprometido.
2. Opte por móveis pequenos, leves e claro
Evite móveis grandes, pois eles ocupam muito espaço. O ideal é investir em um mobiliário pequeno e leve.
3. Aposte nas cores claras
Na hora de colorir as paredes, escolha tons claros de verde, azul, cinza, violeta ou de cores mais neutras. Essas cores trazem leveza e imprimem uma sensação de amplitude ao espaço. Cores escuras, por outro lado, passam a sensação de que as áreas são menores do que realmente são.
4. Utilize vidro na decoração
Uma dica é apostar em mesas de vidro, pois causam a impressão de leveza e amplitude.
5. Aproveite ao máximo os cantos
Uma boa dica é instalar prateleiras ou bancadas. Apostar em móveis planejados também é uma ótima pedida pelo fato de ocuparem os espaços de maneira funcional.